(cc) surrealisrael.com

Muro das Lamentações

Oração noturna no Muro das Lamentações no Bairro Judaico da Cidade Velha de Jerusalém em Israel.

O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Kotel HaMa’aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo.

Trata-se do único vestígio do antigo Segundo Templo, erguido por Herodes o Grande no lugar do Primeiro Templo de Jerusalém. O templo foi destruído por Tito no ano de 70 e desde então, muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reconquista por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo pela população muçulmana local em forma de desrespeito.

Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que se designa como a Esplanada do Templo.

O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus por que é o último pedaço do muro que rodeava o Templo pelos lados sul e leste. Alem disso, o Muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar “sagrado entre os sagrados” (“Kodesh Hakodashim, קודש-הקודשים). Das três seções do muro, a do oeste é o lugar tradicional de oração (daí o seu nome em hebraico, Hakótel Hama’araví, “o Muro Ocidental”).

[audio:https://divulgare.com/surrealisrael/audio/20100529_pt-br.mp3]